Reggae, o ritmo musical que veio da Jamaica

O Regage é um gênero musical de origem jamaicano. A palavra Reggae algumas vezes é utilizada para se referir a maioria dos ritmos típicos de Jamaica, incluindo o Ska, rocksteady y dub. O Reggae é caracterizado por ter um estilo particular que foi originado depois do desenvolvimento do Rocksteady.

Ademais, três coisas podem marcar a favor de quem não vê a difusão do Reggae como uma vitória do emergente. Incialmente, o Reggae só pode ter seu reconhecimento mundial a partir da difusão de discografias dos Estados Unidos. Em segundo lugar, o gênero foi mais conhecido quanto mais fusionado era com outros gêneros da música popular. Em terceiro lugar, a língua do Reggae é o inglês e isso facilitou a sua globalização.

História e origem do Reggae

O termo Reggae é uma derivação do Ragga, que a sua vez é uma abreviação de Raggamuffin, que em inglês significa literalmente trapos sujos. Esta toponímia foi usada para designar as pessoas pobres de Jamaica e também aos Rastafaris e os movimentos culturais dos bairros mais humildes . Atualmente se chama geralmente Ragga o Raggamuffin alguns sub-estilos do Reggae.

O Reggae se baseia num estilo rítmico caracterizado por cortes regulares sobre uma música de fundo tocada pela bateria rítmica, conhecida como “Beat”, e a bateria, que se toca no terceiro tempo do compasso. Este ritmo é mais lento que os outros estilos percussores do Reggae como o Ska e o Rocksteady.

Bob Marley, o rei do Reggae

Bob Marley foi o máximo representante do Reggae a nível mundial. Todo mundo já escutou pelo menos uma vez “No woman no cry” ou o sucesso “One love”. Considerado hits passageiros, mas que na verdade conquistam até aos mais jovens ouvidos pelo conteúdo e apelo das canções.

O que pode até parecer contraditório é que a juventude de Bob Marley não foi uma das mais agradáveis. Por ter que aguentar chacotas e preconceitos diários pelo fato de ser mulato. Sem embargo, demostrou possuir uma serenidade de outro nível, o que lhe ajudou a nunca se render e a seguir com a sua vida. E ainda que ele se considerasse da raça negra havia ele já tinha aceitado a sua origem mestiça.

Quais são os subgêneros do Reggae?

O Reggae é um estilo que abriu as portas para diferentes subgêneros. Estes são os mais destacados: em primeiro lugar temos o DUB que se trata de um gênero musical que se caracteriza pela mistura de sons previamente gravados, acrescentando efeitos e várias distorções, que provocam nos ouvintes sensações viscerais. O baixo e a bateria são os instrumentos mais relevantes deste estilo.

Também não pode deixar de entrar na lista dos subgêneros mais importantes provenientes do Reggae o Dancehall. Gênero musical semelhante ao Rap mas com um ar jamaicano e que surgiu em meados de 1980.

Influência do Reggae no Movimento Rastafari

O Movimento Rastafari nasceu na Jamaica como religião a partir da visão distorcida das doutrinas cde Marcus Garvey. A teoria de voltar a África levou a confundir a coroação de Haile Salassie, Rastafari, com a volta de Deus a terra para liberar os oprimidos. Dessa maneira, os verdadeiros Rastafaris mantêm suas lógicas culturais : não consomem carne de porco, são profundamente religiosos e sonham com o regresso a Etiópia emancipada.

You may also like...