Como cantar com vibrato natural?

O vibrato natural é considerado entre os cantores profissionais um sinal indicativo de uma boa técnica vocal. A voz humana é emitida pela vibração de duas mucosas mais conhecidas como cordas vocais e de certo modo qualquer produção sonora está vinculada a um certo tipo de oscilação. Desse modo, esse elemento natural da nossa voz também serve como um artifício estilístico dependendo do gênero musical.

Porém, existe um mito bastante desenvolvido de que o vibrato pode ser aprendido como se fosse necessário alguma técnica para alcançá-lo. Contudo, ele aparecerá de forma natural com o tempo e especialmente com a prática e estudo da técnica vocal. Dessa forma, nesse artigo vamos apontar alguns fatores fundamentais para desenvolver uma boa técnica vocal e as diferenças entre os tipos de oscilações e estilos que envolvem o vibrato.

O que é o vibrato?

De acordo com a definição, o vibrato vocal consiste de uma oscilação regular da voz de forma natural mas intencional. Em outras palavras também poderia ser entendido como uma variação periódica da frequência de um som. Ou seja, uma oscilação que ocorre entre duas notas musicais passando entre a nota fundamental e mais próxima adjacente.

Por isso no canto, principalmente no canto clássico, o vibrato é utilizado como um recurso para adicionar expressão a interpretação. Para muitos cantores representa uma marca estilizada da sua própria técnica vocal. Ele também serve como uma maneira de liberar a tensão depois de momentos específicos de cada canção.

Fundamentos da técnica vocal

Antes de falar sobre os diferentes estilos de vibrato, vale a pena recordar alguns princípios básicos do canto. Isto é, para poder alcançar um vibrato natural e verdadeiramente agradável aos ouvidos é fundamental ter uma base de técnica vocal já que o natural parte desse princípio.

Em primeiro lugar, o princípio chave de qualquer técnica vocal está intimamente relacionado com a respiração e o controle do ar. Por essa razão, antes de começar a estudar qualquer técnica de canto se recomenda entender como respirar corretamente e a importância da respiração na hora de emitir qualquer tipo de som. Logo, em segundo lugar está a abertura da boca e espaços de ressonância que moldam o som emitido livremente pelas cordas vocais.

Por último e também de igual importância está a elasticidade dos músculos vocais e a musicalidade na hora de praticar qualquer tipo de técnica vocal. Em outras palavras, a intenção na hora de se dedicar a aprender qualquer tipo de habilidade conta como um fator imprescindível para desenvolver uma técnica vocal saudável e sólida.

Quais são os diferentes estilos de vibrato?

Mesmo que alguns não sejam necessariamente um vibrato, eles são constantemente confundidos entre si. Isso ocorre com o tremolo que consiste de uma variação periódica na intensidade ou volume de uma mesma nota. Por essa razão ele é confundido com o vibrato, embora nele também existe uma variação entre notas.

Já o vibrato de mandíbula, também conhecido como vibrato de cabeça ou vibrato gospel consiste em uma técnica onde o produzimos com os movimentos da mandíbula ou da cabeça. Em termos técnicos o movimento cria uma mudança no tom e na formação vocal, contudo não pode ser considera um vibrato real. Assim, essa técnica não deveria ser desenvolvida já que a longo prazo é responsável por alguns problemas vocais.

You may also like...