Como a inteligência artificial mudará o mundo?

Provavelmente há alguns anos pensar sobre inteligência artificial era um conceito extremamente futurista. Contudo, com o desenvolvimento das tecnologias, a inteligência artificial faz parte do nosso dia a dia e você a está utilizando de maneira indireta sem necessariamente perceber da sua existência.

Decerto, a maior ferramenta de pesquisa da internet e uma das maiores empresas do setor tecnológico já utiliza dos seus benefícios. Desse modo a Google consegue traçar o perfil de seus usuários e de certa forma oferecer um serviço personalizado para cada perfil. Nesse sentido, até que ponto a inteligência artificial moldará a sociedade do futuro? E até que ponto a autonomia humana continuará sendo o limite entre a autoconsciência de uma máquina?

O que é a inteligência Artificial?

Já faz muito tempo que a inteligência artificial abandonou o espectro da ficção científica para entrar de forma definitiva em nossas vidas. Ainda assim, mesmo que esteja no início, ela poderá ser considerada a protagonista da revolução tecnológica, ainda maior da qual gerou a internet.

Nesse sentido a inteligência artificial, também conhecida com IA, constitui uma combinação de algorítimos com o propósito de decidir por si só. Ou seja, o conceito da IA reside na ideia de através de dados, fazer uma análise, entender padrões e encontrar as melhores soluções. Dessa maneira será a tecnologia que moldará a nossa sociedade de uma maneira definitiva.

Quais são os tipos de inteligência artificial?

Alguns pesquisadores e expertos em ciência da computação, determinam a inteligência artificial em diversos nichos. Assim sendo, embora a ideia de IA seja um conceito futurista, ela está presente nossas vidas muito mais do que esperamos. Ou seja, desde o seu telefone até as mais novas aplicações utilizam dessa tecnologia.

Desse modo a inteligência artificial pode ser definida em sistemas que pensam como os humanos e automatizam algumas atividades. Ou seja, na hora de tomar decisões analisando os dados de entrada, além da resolução de problemas, como também aprendendo. Logo estaria o segundo modelo mais utilizado que são definidos como sistemas que atuam como humanos. Nesse sentido estariam os computadores que realizam tarefas de forma similar as pessoas, como seria o caso dos robôs automatizados.

As aplicações praticas dessa tecnologia

Como mencionado anteriormente a IA está presente na detecção facial do smartfones, como também nos assistentes virtuais de voz. Desse modo Siri da Apple, Alexa da Amazon ou Cortana da Microsoft estão integrados em nossas vidas de maneira indireta.

De acordo com o avanço crescente da inteligência Artificial o Big data está sendo impulsionado devido à capacidade de poder processar muitos dados. Em outras palavras, essa análise aprimorada determina vantagens comerciais, comunicativas e consequentemente empresariais. Desse modo, a Inteligência Artificial pode ser considerada a tecnologia essencial das próximas décadas.

Redes neuronais

Além do desenvolvimento da inteligência artificial através de bits e bits quânticos, outra vertente que também faz parte do desenvolvimento dessa tecnologia são as redes neuronais. Desse modo as redes neuronais são caracterizadas por copiar o comportamento dos neurônios.

Portanto, um neurônio artificial consiste em uma entidade que recebe dados de entrada, aplica uma série de operações matemáticas. Logo, através de uma função matemática composta por uma fórmula, produz um resultado. Em suma, consiste deu um mecanismo simples, mas que chega a um nível de complexidade extremo quando milhões de neurônios artificiais trabalham em paralelo.

You may also like...