Plataformas educativas: o ensino na era digital

Num contexto de crise sanitária que mudou a maneira de se relacionar no mundo inteiro, muitas famílias encontraram soluções nos dispositivos digitais. De fato, os estudos indicam que desde o início da pandemia, o uso de plataformas educativas teve um incremento de mais de 200% em todo o mundo.

Porém, uma das primeiras preocupações dos pais é se as crianças poderão aprender organizar o tempo entre o ócio e os estudos. Isto é, as plataformas digitais oferecem uma grande variedade de aplicações e trabalhar nesse ambiente pode ser bastante tentador para algumas dessas crianças.

Desafios de ensinar na era digital

Portanto, a medida que a tecnologia avança, novos desafios também. Desse modo, na era digital, novas ferramentas aparecem como uma maneira de resolver as carências determinadas pelos novos desafios. Nesse sentido, há um tempo atrás com um papel e um lápis era possível ensinar. Agora, com a demanda acadêmica moderna e o desenvolvimento tecnológico as crianças possuem muitas alternativas para uma educação integral.

Contudo, existe um perigo relacionado a distração e a procrastinação que os aparatos eletrônicos podem oferecer. Isto é, dado que as ferramentas de interação agora estão associadas e limitadas a uma tela, pode ser complicado para algumas crianças manterem a atenção.

Como aproveitara os benefícios da era digital?

A pedagogia digital através dos jogos infantis educativos impactaram positivamente o desenvolvimento das habilidades nas crianças. Contudo, não é sempre fácil encontrar as ferramentas lúdicas mais apropriadas. Sendo assim, segundo os expertos e defensores dos jogos como instrumento de ensino em sala, dizem: “O uso de jogos educativos, permite a criança a aprender de uma forma prática e prazerosa”.

Sendo assim, existem muitas maneiras de utilizar os jogos e transformá-los em uma ferramenta didática seja presencial ou virtual. Desse modo, aumentando consideravelmente a participação e adesão dos alunos.

Alguns exemplos de jogos infantis educativos

Kahoot. É uma plataforma que permite aos pais ou educadores desenvolverem jogos a partir de perguntas e respostas, com um sistema que lhes permite perceber que para vencer é necessário aprender e reter informações.

Edmodo. Com essa plataforma intuitiva semelhante a uma rede social, os alunos recebem prêmios baseados em desafios e exercícios práticos. Eles podem se socializar, compartilhar suas realizações e interagir com toda a escola, se desejarem.

Socrativo. Ou seja, uma ferramenta educacional que permite ao professor apresentar provas que podem ser respondidas por meio de imagens, incorporando também estratégias que estimulam a participação.

MineCraft Education Edition. Pode não ser necessário perguntar se eles sabem disso, o Minecraft é um jogo popular entre os jovens. Sua edição educacional foi projetada para implementar estratégias de aprendizagem, tão divertidas que eles nunca perderiam a próxima aula.

Pampumba. É um aplicativo educacional desenvolvido para meninos e meninas de 2 a 7 anos de idade. São mais de 500 recursos e muitas horas de entretenimento, com atividades, jogos e tarefas voltadas para o desenvolvimento e aprendizado. A melhor coisa é que eles podem usar de qualquer lugar.

You may also like...