Garota de Ipanema: história de uma canção da bossa nova que é um ícone do Brasil

Sem dúvida, ouvindo o ritmo da bossa nova, algo que vem à mente são as ruas do Brasil, especificamente do Rio de Janeiro. Esta cidade famosa tem sido o berço deste gênero musical que surpreendeu tanto a nós como a estranhos, e também nos deixou uma música mítica tanto na cultura brasileira quanto em todo o mundo, como Garota de Ipanema. Esta canção popular é uma das mais versionadas do mundo, e diz-se que foi inspirada por uma garota que passou pelos seus autores.

Garota de Ipanema é praticamente um hino na cidade do Rio, e uma lacuna é feita entre o samba e a alegria do carnaval, já que seus ritmos suaves e delicados permitem demonstrar a beleza da cidade. Com certeza essa música atraiu muitos turistas para a cidade querendo ver as lindas garotas que caminham pela praia de Ipanema, um lugar incomparável.

Origem da música mais famosa do Rio de Janeiro

No final dos anos 50, surgiu o gênero musical da Bossa Nova, graças a músicos como João Gilberto ou Tom Jobim, além de outros jovens cantores da zona sul do Rio de Janeiro, integrando-se à cultura popular do lugar. Mas não foi até 1962, quando a música com o nome original de ‘Menina que passa’ foi criada para uma comédia musical.

A história por trás da música é marcada pelo romance, além de ser uma alusão ao que é um amor impossível. Seus criadores estavam em um terraço em um dos pontos turísticos do Rio, e da mesa onde estavam viram sua musa passar pela primeira vez.

Criadores desta canção

Durante esses anos houve um grupo de cantores e músicos brasileiros que buscavam renovar a música do país, entre os quais Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, estes eram grandes amigos e trabalharam juntos nessa ideia. Para isso, freqüentaram um bar no bairro de Ipanema, onde muitas vezes viram aquela garota que inspirou Vinicius a escrever as letras de uma música que a tornaria imortal. Este último foi o criador de inúmeras músicas que se tornaram clássicas e graças a Tom Jobim, como era conhecido, seu amigo conseguiu internacionalizar a bossa nova.

Versões feitas ao redor do mundo

Além das interpretações feitas por seus criadores e amigos do mundo musical carioca, a música Garota de Ipanema é uma das músicas mais versionadas do mundo. Há gravações em diferentes idiomas e até versões instrumentais com artistas como Frank Sinatra, Cher, Nat King Cole, Madonna em uma de suas apresentações brasileiras e até Amy Winehouse, em sua última compilação e disco póstumo.

A música também teve inúmeras aparições no mundo do cinema e da televisão, sendo usada em muitos filmes de Hollywood com títulos bastante famosos.

Quem é a verdadeira garota de Ipanema?

A musa inspiradora tem um nome, Heloísa Eneida Menezes Paes foi a beleza brasileira que encantou esses artistas com seus encantos. Naquela época eu tinha apenas 17 anos e ela permaneceu indiferente a tantos elogios dos músicos, porque até então ela era muito jovem e tímida. Mas quando a música ganhou sua reputação, as pessoas começaram a se perguntar quem seria a garota de quem eles estavam falando.

Seus criadores pediram permissão à mãe para tornar pública a identidade de Heloísa, algo que pegou a garota de surpresa. Tudo isso representou uma grande mudança para a garota e a fama que obteve foi inevitável, passando de estranha a símbolo da praia de Ipanema e até do Rio de Janeiro.

You may also like...